top of page

Treinamento de força e fibromialgia




A Fibromialgia é uma doença crônica caracterizada por dor muscular, sensibilidade dos tecidos moles e outros sintomas somáticos, pode ser causada por vários fatores, como o excesso de trabalho, estresse, má alimentação e o sedentarismo, a maioria dos casos ocorre com mulheres entre 30 e 50 idade. A fibromialgia pode ocorrer em ambos os sexos e em qualquer faixa etária.

Estudos recentes vem mostrando que treinamento de força pode ser uma ótima opção de tratamento não farmacológico. Segundo Gonçalves(2019), o treinamento de força melhora, significativamente, os sintomas da fibromialgia, sendo que a maioria dos estudos apontou para uma carga inicial em torno de 40% de uma repetição máxima (1RM), com séries que variam entre 4 e 20 repetições, com período de intervenção médio de 3 a 21 semanas.

Quando optada a intervenção por meio exercício resistido, os benefícios relatados são: aliviar da dor; melhorar a qualidade do sono; restabelecer o equilíbrio emocional; melhorar o condicionamento físico; aumento da força; e amenizar a fadiga muscular.

Através desse estudo podemos vê a eficácia do treinamento de força no tratamento fibromialgia sendo um ótimo aliado a outras terapias.


Vinicius Chaves

CREF-DF 012773


Rafael Raposo CREF: 1785G/DF e CREFITO: 11/213996-F


GONÇALVES, Alexandre. Exercício Físico e Fibromialgia: em busca de melhor prescrição para maior adesão.Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde, v. 5, n. 9, p. 27-30, 2019



Comments


Notícias Recentes
Publicações
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page