top of page

Reabilitação Funcional Cardíaca: Pós operatório



No decorrer da semana pôde-se visualizar a real necessidade da prática física para a saúde cardíaca. Mesmo no âmbito da reabilitação tem-se o exercício como uma das principais ferramentas de incremento de melhora funcional.


Por esse motivo o caso comentado desta semana traz em foco a trajetória de nossa aluna A.L., sempre muito ativa e vaidosa, trabalhou durante anos frente à sala de aula, praticava dança de salão, tai chi chuan e adorava caminhar, mas em 2016 viu-se obrigada a realizar uma cirurgia de substituição de válvula tricúspide. Mesmo durante anos sem exercício físico, após o ocorrido ela e toda sua família viu que era necessário a retomada da rotina de prática física, e, após 8 meses de cirurgia iniciou no Grupo Longevitá o Programa de Reabilitação Funcional Cardíaca.


No auge dos seus 80 anos A.L. viu que o exercício poderia ser um excelente aliado na sua recuperação, e, mesmo com muitos incômodos articulares, principalmente nos ombros e quadril, percebeu que poderíamos auxiliá-la neste processo. Os atendimentos se baseavam em atividades com exercícios resistidos e aeróbicos (2x por semana, 50 min), com monitoramento de sua saturação, frequência cardíaca e pressão arterial.


A.L. obteve excelentes resultados, o que aumentou seu interesse pela atividade, levando-a a acrescentar o terceiro dia na semana. Sua oximetria, níveis hormonais, glicemia e colesterol tiveram melhoras significativas, além de uma melhora na sua disposição, incentivando-a a caminhar maiores distancias para realizar tarefas diárias, trazendo mais qualidade aos seus dias de vida!

Responsável Técnico:

Rafael Raposo

CREF: 1785G/DF

CREFITO: 11/213996-F

Grupo Longevitá - Academia Terapêutica


Comentarios


Notícias Recentes
Publicações
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page