top of page

Idade X Exercício X Cognição



Diversas alterações são causadas pelo processo de envelhecimento. Ao envelhecer é natural que processos cognitivos sejam alterados, como, por exemplo, a memória, a capacidade de processar informações, velocidade de raciocínio, orientação espacial e habilidades numéricas. Isso ocorre devido a matéria branca cerebral que diminui sua massa e redes de conexões neurais que são responsáveis por processos cognitivos.


Sendo assim, Wolf e colaboradores (2020), investigaram se idosos que praticavam atividade física apresentavam maior preservação massa branca cerebral. Ao fazer uma análise de regressão com os dados obtidos, os autores encontraram que os idosos com maior nível de atividade no dia a dia tinham a sua massa branca cerebral preservada em relação aos que praticavam menor nível atividade. Esses dados foram mais enfáticos claros em idosos com idade mais avançada.

Dessa forma, aumentar o nível de atividade física parece ser promissor não somente para melhora metabólica e/ou anatômica-estrutural, mas também para preservar aspectos cognitivos que são alterados pelo processo envelhecimento.


Referência:

Por: Victor Mielli

CREF: 013914 G/DF


Responsável Técnico:

Rafael Raposo

CREF: 1785G/DF

CREFITO: 11/213996-F


Grupo Longevitá - Academia Terapêutica


Comments


Notícias Recentes
Publicações
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page