top of page

Fatores associados à qualidade de vida de idosos que cuidam de outros idosos



No artigo, Flesch e colaboradores demonstraram o crescente número de idosos que são cuidadores de outros idosos. Esse perfil de cuidador merece atenção, pois o cuidador idoso sofre com uma dupla vulnerabilidade, primeiro devido a sua fragilidade biológica e segundo por apresentarem maior propensão ao desenvolvimento de doenças crônicas. Além disso, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as necessidades do “cuidado”, deve lidar com as demandas da própria saúde.


Na pesquisa os participantes tinham entre 60 e 86 anos, com média de 69,8 (+7,1) anos, a maioria era mulher (77%) e 51% eram o único cuidador. Com relação ao alvo de cuidados, 62% eram cônjuges, 28% progenitores e 10% outros familiares.


No artigo pôde-se concluir que, para o cuidador idoso, os aspectos de saúde física (sinais e sintomas, doenças crônicas e percepção de piora da saúde) aliados à sobrecarga são os que mais influenciam a qualidade de vida desse tipo de cuidador.

Onde, embora com dimensões diferentes, a sobrecarga foi avaliada através de 2 fatores:

• fator 1, relacionado a questões referentes a prazer e autorrealização, como a pessoa percebe a sua vida

• fator 2 está mais relacionado à controle e autonomia, principalmente a fatores externos.


Verificou-se assim que, apresentar mais sinais e sintomas e a percepção de maior sobrecarga foi associada com menor qualidade de vida na dimensão prazer e autorrealização; e a presença de mais doenças crônicas, percepção de piora na saúde e mais tensões intrapsíquicas relacionadas ao cuidado estão associadas a menor qualidade de vida na dimensão controle e autonomia.


É importante ressaltar que as condições objetivas de cuidado (grau de dependência física e cognitiva do alvo de cuidados) não se apresentaram como relevantes para a qualidade de vida do cuidador, contrariando outros estudos. Talvez, pelo fato de se tratarem de cuidadores idosos, a saúde do cuidador seja mais importante do que a dependência do alvo de cuidados.


Referência: Flesch, LD; Batistoni, SST; Neri, AL; Cachioni,M. Fatores associados à qualidade de vida de idosos que cuidam de outros idosos. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. 2019;22(3):e180155.


Responsável Técnico:

Rafael Raposo

CREF: 1785G/DF

CREFITO: 11/213996-F


Grupo Longevitá - Academia Terapêutica


Comments


Notícias Recentes
Publicações
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page