top of page

Efeito do treinamento de resistência e restrição alimentar calórica na Síndrome metabólica



A Síndrome Metabólica é definida como a associação de três a cinco fatores de risco cardíacos e para diabetes tipo II , sendo eles: aumento da circunferência da cintura (homens: 102 centímetros; mulheres: 88 centímetros), Triglicérides maior 150 mg/dL, HDL menor 40 mg/dL, glicose em jejum maior que 100 mg/dL e pressão arterial sistólica maior que 130 mmHg e diastólica maior que 85 mmHg. Em caso de tratamento medicamentoso para alguma das alterações anteriormente citadas, é considerado que o paciente tem a alteração para o fator de risco. Todas essas alterações são causadas pelo aumento da gordura corporal.


Estudos tem buscado compreender quais são as melhores formas de tratamento para as alterações da Síndrome Metabólica. O exercício físico tem tido boas respostas para o tratamento da Síndrome Metabólica, em uma revisão sistemática Joseph e colaboradores verificaram que o treinamento físico é capaz de reduzir todas as variáveis da Síndrome Metabólica. Porém, no mesmo artigo os autores citam que efeito de tratamento é potencializado pelo controle da dieta.


Em outro trabalho Normadin e colabores mostraram que a associação do treinamento de força associado a restrição calórica em comparação a outro grupo que realizou somente treinamento de força durante um período de somente 5 semanas, tiveram resultados melhores para a diminuição todos os fatores associados a Síndrome Metabólica.

Com isso, observamos a importância dos exercícios físicos para a melhora de diversos fatores associados a Síndrome Metabólica, e ainda, ressaltamos que para potencializar os resultados benéficos a saúde é essencial pensar de forma multidisciplinar e realizar acompanhamento nutricional.


Referência:

Normandin E, Chmelo E, Lyles MF, Marsh AP,

Nicklas BJ.Effect of Resistance Training and Caloric Restriction on the Metabolic Syndrome. Med Sci Sports Exerc. 2017 Mar; 49(3): 413–419.


Victor Mielli de Castro

CREF: 013914 G/DF


Responsável Técnico:

Rafael Raposo

CREF: 1785G/DF

CREFITO: 11/213996-F

Comments


Notícias Recentes
Publicações
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page