top of page

Atendimento Domiciliar e a Capacidade Funcional.


A fisioterapia é a ciência que estuda, previne e cuida das disfunções dos sistemas do corpo humano. Essa área vem desenvolvendo-se amplamente em diversos cenários, dentre estes, temos a fisioterapia domiciliar que tem conquistado cada vez mais espaço por proporcionar ao paciente maior conforto e praticidade podendo atender desde uma simples incapacidade funcional até a pacientes acamados.

Atualmente, a maior parte dos usuários do atendimento de fisioterapia domiciliar são idosos que durante o envelhecimento, por acidentes ou estresse emocional, adquiriram doenças que necessitam de tratamento e por isso possuem dificuldade em realizar tarefas básicas do dia a dia. Isso influencia diretamente na capacidade funcional que pode ser definida como a aptidão para realizar determinada tarefa que lhe permita cuidar de si mesmo e proporcionar sua independência.

Esse é o contexto de um estudo publicado em 2017, que analisou a capacidade funcional de idosos em tratamento com fisioterapia domiciliar. Os resultados mostraram que intervenções adequadas trazem benefícios, permitindo manutenção da qualidade de vida, autoestima e bem-estar. O estudo reforçou também a importância da ampliação e acessibilidade do atendimento domiciliar que atua também no contexto social, por propiciar ao paciente em conjunto com a qualidade de vida, maior permanência nas atividades da comunidade contribuindo para melhora também da saúde mental.


Referência Bibliográfica: GRANGEIRO, Adriano Filipe Barreto et al. Capacidade funcional de idosos em regime de atendimento domiciliar pelos serviços públicos e privados. Revista Científica do Itpac, Araguaína, v. 10, n. 1, p.88-96, fev. 2017.


Katia Dutra da Silva

Crefito11: 236039-F

Tags:

Commentaires


Notícias Recentes
Publicações
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page