top of page

Artigo comentado: exercício para sobreviventes do câncer


O câncer é caracterizado pelo crescimento de desordenados de células e que podem se espalhar pelo corpo e é a segunda maior causa de mortalidade no mundo, ficando atrás somente das doenças cardiovasculares.


Em artigo recentemente publicado Campbell e colaboradores (2019), cita a importância de realizar um diagnóstico rápido para aumentar a chance de sobrevida. Historicamente era recomendado que os pacientes repousassem e não realizassem atividade física, com o surgimento de novos estudos verificou-se a eficácia e segurança do exercício físico durante e após o tratamento ao câncer.


O artigo citado faz um compilado dos efeitos do exercício sobre os efeitos adversos (Imagem) do tratamento ao câncer, e, de forma geral, existem evidências que o exercício físico pode impactar grande parte dos sintomas referidos no tratamento ao câncer. Os principais benefícios referidos são relacionados a melhora na qualidade de vida, diminuição de fadiga, redução da ansiedade e sintomas relacionados a depressão e melhora na função física.


Apesar do artigo relatar que o exercício é seguro, os autores deixam claro algumas considerações importantes para a prática do exercício, são elas: o tipo do câncer, o tipo de tratamento e o tempo de tratamento, os sintomas adversos ao tratamento, além disso, estudos científicos possuem a amostra e critérios bem delimitados, o que muitas vezes não reflete a realidade dos pacientes, portanto, cabe ao profissional de Educação Física juntamente a equipe responsável pelo paciente discutir o caso e realizar a melhor intervenção.

Referência:


Por: Victor Mielli

CREF: 013914 G/DF


Responsável Técnico:

Rafael Raposo

CREF: 1785G/DF

CREFITO: 11/213996-F

Grupo Longevitá - Academia Terapêutica


コメント


Notícias Recentes
Publicações
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page