top of page

A prática do exercício físico no tratamento do câncer.


Segundo o instituto nacional de câncer cerca de 29,7% dos cânceres diagnosticados em mulheres são câncer de mama, e, é a categoria de câncer com maior mortalidade.


O câncer e suas formas de tratamento, quimioterapia e radioterapia, podem gerar diversos prejuízos, como diminuição da massa muscular, disfunção cardíaca, fadiga muscular, dor muscular e articular, estresse psicológico, depressão, ansiedade, diminuição cognitiva e tudo isso impacta na qualidade de vida. Assim, Carayol e colaboradores (2019) estudaram como a prática exercício físico e aconselhamento alimentar em mulheres com diagnóstico precoce de câncer de mama durante e após a quimioterapia e radioterapia, podem influenciar sobre esses fatores deletérios.


Foi verificado que a prática de exercícios e o aconselhamento de práticas dietéticas conseguiram melhorar os níveis de fadiga e a qualidade de vida durante a intervenção, e que, fica mais evidente a melhora no índice de massa corporal, gordura corporal, resistência muscular, reflexo cognitivo, melhora nos quadros de ansiedade e depressão. Além disso, houve diminuição dos efeitos colaterais causados pela quimioterapia e radioterapia.


É extremamente importante utilizar todos os artifícios para tratamentos de doenças. Existem diversos benefícios que os exercícios podem trazer a população, seja para reabilitação, seja para a prevenção. Pratique exercícios físicos!


Victor Mielli CREF/GDF 013914

Responsável Técnico Rafael Raposo CREF: 1785G/DF e CREFITO: 11/213996-F

Comments


Notícias Recentes
Publicações
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page