top of page

A importância da intensidade do exercício na reabilitação inespecífica da dor lombar



Em um trabalho de 2019, Verbrugghe e colabores estudaram sobre a dor lombar crônicas. A dor lombar crônica é muito comum em homens e mulheres e pode estar ou não relacionada com alterações anatômicas. Quando esta condição está associada a ausência de alterações anatômicas denominamos dor crônica lombar não específica.


Compararam o efeito do exercício de intensidade moderada (15 repetições com 60% de 1 repetição máxima) e alta intensidade (12 repetições com 80% de 1 repetição máxima) e os efeitos que são gerados na dor lombar. Os exercícios realizados foram: exercício aeróbio (em bicicleta, também diferenciando a intensidade), exercícios de puxar vertical, empurrar horizontal, flexão de cotovelos, empurrar com as pernas, flexão de joelhos e extensão de joelhos. Além disso, ambos os grupos realizaram exercícios para o core, porem este não variou intensidade entre os grupos.


Como resultados temos que em 12 semanas ao comparar pré e pós teste os dois grupos diminuíram a incapacidade física, diminuíram a sensação de dor, tiveram melhora nas funções físicas e no condicionamento físico aeróbio. Comparando os grupos quem treinou em alta intensidade na intensidade moderada obteve melhores resultados para diminuição da incapacidade física além de um ganho maior em relação à capacidade física.


Com isso, observamos a importância do treinamento para a diminuição das dores crônicas na lombar além de considerar a importância da intensidade do exercício para obter ganhos ainda melhores.


Referência:

Jonas Verbrugghe e colaboradores. Exercise Intensity Matters in Chronic Nonspecific Low Back Pain Rehabilitation. Med. Sci. Sports Exerc., Vol. 51, No. 12, pp. 2434–2442, 2019.


Por: Victor Mielli

CREF: 013914 G/DF


Responsável Técnico:

Rafael Raposo

CREF: 1785G/DF

CREFITO: 11/213996-F

Grupo Longevitá - Academia especializada em reabilitação física e metabólica.


Comments


Notícias Recentes
Publicações
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page