top of page

Exercitando! Afundo.


Afundo!

Exercício completo e complexo.


Todos pensam neste movimento como simples e fácil, mas, para o correto recrutamento muscular, ele requer concentração e alguns ajustes quanto a posição dos pés e do quadril, tornando-o não tão fácil assim.


Exercício de membros inferiores com recrutamento de grandes porções musculares, sendo elas, principais, glúteos e quadríceps. Diferente do agachamento, o afundo concentra maior carga em uma das pernas, o que aumenta a dificuldade e intensidade do movimento, requerendo excelente posicionamento de pés, joelhos, quadril e tronco.


Além do trabalho com as musculaturas principais o exercício trabalha outros grupamentos acessórios e estabilizadores tais como isquiotibiais e adutores de quadril.


Durante a execução, sempre primar pelos seguintes pontos:

✅ Posição dos pés: Na largura dos ombros, posicionados um à frente do outro, com o detrás apoiado na ponta, buscar o equilíbrio latero-lateral e antero-posterior.

✅ Posição dos joelhos: Buscar flexionar ambos até os 90 graus e evitar avançar o que está à frente além da ponta do pé.

✅ Posição do quadril: Não deixar que gire ou realize uma flexão exacerbada durante o movimento (com mau posicionamento dos pés)

✅ Posição dos ombros: Mantê-los sempre bem alinhados, sem deixar ocorrer giros que influenciem no quadril ou até mesmo nos pés.


Confira a correta execução deste e de outros exercícios em nosso canal do Youtube!

Rafael Raposo

CREF: 1785G/DF

CREFITO: 11/213996-F


Notícias Recentes
Publicações
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page