top of page

Caso comentado: Exercício e Saúde Mental


A reabilitação funcional se baseia na recuperação de funções neuromusculares prejudicadas ou perdidas por qualquer fator, seja ele idade, lesão crônica e/ou aguda. Utilizando-se do treinamento físico essa reabilitação pode se tratar da força, condicionamento ou coordenação, não se resumindo em somente incrementar força a um grupo muscular e sim modificações físicas para potencializar a relação entre sistema nervoso e muscular.


E nosso caso comentado de hoje apresentaremos a vocês a M.V., 81 anos, pessoa maravilhosa e comunicativa, sempre disposta e interessada. A paciente/aluna possuía histórico de câncer de mama com intervenção cirúrgica de mastectomia e tratamento com quimioterapia durante o período da doença. Comorbidades osteoarticulares e dores associadas se tornaram rotina e fatores limitantes para o dia a dia da mesma.


Com quadro de artrose no joelho (com dores intensas), desgastes intervertebrais e dores fortes na região lombar, além de limitação de movimentos e cargas de membros superiores por conta de fatores relacionados à cirurgia, ingressou em nosso programa de reabilitação funcional em abril de 2019 com sessões de 50 minutos, duas vezes por semana, iniciando os atendimentos com a presença de um fisioterapeuta e de um profissional de educação física. Com o desenvolvimento de suas capacidades físicas as intervenções fisioterápicas diretas foram reduzindo até acabarem, tendo como base a percepção subjetiva e a avaliação do grau de independência do paciente/aluno, além da necessidade da evolução de valências específicas relacionadas ao treinamento físico. Por auto relato, avaliações e observações a aluna obteve excelentes resultados, como melhora no desempenho de suas atividades da vida diária, na autoestima e humor, maior grau de independência e aumento no grau de socialização, com melhoras perceptíveis no quadro de saúde mental.


O acompanhamento da paciente/aluna, inicialmente com dois profissionais, foi todo elaborado tendo como referência a ciência, instituições como American College of Sports Medicine e Amercian College of Rheumatology, que são tomadas como norte em reabilitação funcional de pessoas com esse perfil e histórico de doenças.






Responsável técnico:

Rafael Raposo

CREF: 1785G/DF

CREFITO: 11/213996-F


Grupo Longevitá - Academia Terapêutica

Notícias Recentes
Publicações
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page