top of page

Exercício Físico auxilia nos quadros de depressão!


A depressão é uma doença que atinge milhares de brasileiros e, segundo estudo recente (FILGUEIRAS et al, 2020), o número de pessoas diagnosticadas aumentou 90% após a instauração do regime de quarentena no país.


O exercício físico pode e muito ajudar a reduzir os sinais e sintomas da depressão, mas como? Os sinais e sintomas da doença está relacionado a uma mudança no humor (tristeza ou vazio) na maior parte do tempo, acentuada diminuição do interesse ou prazer em todas (ou quase todas) as atividades, perda ou ganho significativo de peso sem dieta, insônia ou hipersonia, agitação ou retardo psicomotor, fadiga ou perda de energia, sentimento de inutilidade ou culpa, capacidade diminuída de pensar ou concentrar-se e pensamentos de morte recorrente.


Disfunções de secreção hormonais são corriqueiras em pessoas com este quadro e o exercício vem para aumentar a liberação de substancias como a endorfina e serotonina que propiciarão sensação de prazer e bem-estar. Além de promover regulação do peso corporal (a médio e longo prazo), melhorando a auto estima do praticante.


Filgueiras, Alberto and Stults-Kolehmainen, Matthew, The Relationship Between Behavioural and Psychosocial Factors Among Brazilians in Quarantine Due to COVID-19. 2020


Responsável Técnico: Rafael Raposo CREF: 1785G/DF CREFITO: 11/213996-F


Notícias Recentes
Publicações
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page