top of page

Caso comentado: Exercício para Idosos


CASO COMENTADO


(RE)COMEÇAR são as palavras da semana, o discurso é fácil, mas a prática é um pouquinho diferente...


Quer um exemplo de começos e recomeços? Vamos lá!


Nossa aluna I.E.I.G, iniciou a reabilitação funcional presencial no Grupo Longevitá em 2009 com 82 anos, relatando grandes dificuldades de se levantar da cama, na locomoção e no equilíbrio, com assoalho pélvico enfraquecido além de outras capacidades funcionais afetadas. A mesma, ao longo de toda sua vida nunca, sequer, havia calçado um tênis ou vestido alguma roupa específica para prática física, mas no auge de seus 82 anos decidiu mudar de vida, resolveu que iria sim erguer aquele “varal pesado cheio de roupas”, pois a realização daquelas tarefas simples do dia-a-dia é que lhe davam prazer.

.

Ao longo de 11 anos de exercício físico, com início em nosso Programa de Reabilitação Funcional e posterior evolução para o Programa Atividade Preventiva, I.E.I.G foi submetida a protocolos baseados na ciência, seguindo as recomendações do American College Sports and Medicine (ACSM, 2008) e do Tratado de Geriatria e Gerontologia 3ª e 4ª edições (FREITAS et.al. 2011; FREITAS et. al. 2016), com atividades 3x por semana, 50 min por sessão e com objetivo de incremento de massa muscular, melhora do equilíbrio e fortalecimento do assoalho pélvico. Os resultados logo apareceram e a adesão foi integral!


Mas você acha que para por aqui? Não!


Em março de 2020 surpreendidos com a pandemia do novo CORONAVÍRUS obrigando o serviço de reabilitação presencial ser cancelado até estudo de manejo e desinfecção que garantisse melhor controle interno para prevenção de contágio, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).


A paciente/aluna foi obrigada a interromper suas atividades por 2 meses e meio, causando perdas de equilíbrio e massa muscular. Com a orientação médica de retorno urgente às atividades físicas funcionais a paciente/aluna, em junho de 2020, optou em retoma-las com Atendimento Domiciliar. Nossa equipe, observando as condições da mesma reiniciou o processo de Reabilitação Funcional Residencial e, em duas semanas de exercício físico orientado, ela já está voltando a fazer “as coisas que a fazem feliz!”


E aí, vamos (RE)COMEÇAR também?


Referências:

American Heart Association. Physical Activity and Public Health in Older Adults: Recommendation From the American College of Sports Medicine and the American Heart Association. Circulation Journal of The American Heart Association. 2007. Disponível em: http://circ.ahajournals.org

FREITAS EV, et. al. Tratado de geriatria e gerontologia - 3.ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2013

FREITAS EV, et. al. Tratado de geriatria e gerontologia - 4.ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2016.


Grupo Longevitá - Academia Terapêutica

Notícias Recentes
Publicações
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page