top of page

Pandemia de COVID-19: efeitos da quarentena no risco cardiovascular

Com a propagação desenfreada do Coronavírus e a ocorrência de milhares de mortes pelo mundo os países têm adotado a política de quarentena, buscando diminuir o número de contaminados. Sendo assim, atividades ao ar livre foram suspensas e o distanciamento social foram reforçados durante este período.

Mas o que isso muda na vida das pessoas? Para começar os níveis de estresse e ansiedade aumentam somente pelo fato de estarem restritos a não sair de casa, acompanhado de mudança no estilo de vida, com redução da prática física e aumento de ingestão calórica. Por estes motivos os riscos de eventos cardiovasculares aumentam.


De acordo com Matiolli e colaboradores (2020) os efeitos agudos da quarentena na aterosclerose são difíceis de ser mensurados, mas o estilo de vida não saudável, com aumento dos níveis inflamatórios, pode ser fator desencadeante de placas de ateroma. Os autores relatam que mesmo após a pandemia, com a crise econômica instaurada (e o nível de estresse aumentado), os riscos de eventos cardiovasculares ainda são elevados. Como exemplo, os mesmos citam a crise da Gripe Espanhola, em 1918, onde foram reportados vários eventos cardiovasculares em um curto período de tempo.


O que fazer para reduzir os riscos? As diretrizes de 2019 para prevenção primária de doenças cardiovasculares indicam que “Os adultos devem realizar pelo menos 150 minutos por semana de atividade física aeróbica de intensidade moderada acumulada ou 75 minutos por semana combinação equivalente de atividade moderada e vigorosa para reduzir o risco de doença cardiovascular aterosclerótica. ”


Durante a quarentena pratique exercício físico em casa, seja por vídeo aula, transmissões ao vivo, aplicativos ou atendimento online, com profissionais registrados e qualificados. Busque a melhor estratégia para se manter fisicamente ativo e com uma dieta equilibrada, para os níveis inflamatórios permanecerem mais baixos e os riscos diminuírem!


Referências:




Filipe Luzine Pereira

CREF: 010469-G/DF


Grupo Longevitá - Academia Terapêutica

Notícias Recentes
Publicações
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page