top of page

Exercício nos tempos do COVID-19: o que os especialistas recomendam fazer dentro de quatro paredes?

A inatividade física durante o período de quarentena pode se tornar um vilão para sua saúde física e mental. Por este motivo, pesquisadores estão se empenhando em identificar quais as melhores indicações para prática física durante o período de isolamento. Em estudo de revisão Rodríguez e colaboradores (2020) mostram um trabalho de análise crítica e exaustiva sobre as recomendações mais apropriadas para exercício, especialmente àquelas visando os idosos. Na pesquisa, os autores, brilhantemente, sugerem uma adaptação das diretrizes internacionais para a situação atual.


Nesse sentido eles propõe a mudança de frequência de prática de 5 dias na semana para 5-7 dias/sem, o volume de atividade aeróbica de 150-300min/sem para 200-400min/sem e incorporando mais treinamento de força, equilíbrio e coordenação motora, além do controle da intensidade, que deve ser moderada para evitar efeitos prejudiciais.


As recomendações gerais da Organização Mundial de Saúde, American College of Sports Medicine, American Heart Association, etc. são as mesmas, baseando-se em: permanecer fisicamente ativo em casa, fazer breves pausas ativas durante o dia e evitar excessivos períodos sedentários.



Filipe Luzine

CREF: 010469-G/DF

Notícias Recentes
Publicações
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page