top of page

Exercício físico e Menopausa

O Climatério é uma transição natural, que acontece geralmente após os quarenta anos de idade e pode se estender até os sessenta anos, onde ocorre o término do período fértil da mulher. É justamente neste período que ocorre a última menstruação da mulher, a chamada menopausa. O climatério traz consigo uma série de alterações biopsicossociais que afeta negativamente a qualidade de vida e o bem-estar, sendo que as mais comuns são: sudorese excessiva, fogaços, alterações bruscas no humor, sintomas depressivos, fraquezas, má qualidade de sono e menor concentração.


O principal tratamento para os sintomas relacionados a menopausa são baseados em reposição hormonal, no entanto, o exercício físico tem demonstrado que pode ser um tratamento adjuvante a este. É isto que mostra um estudo de Probo et al., (2016), onde foi observado que mulheres ativas possuem menos sintomas climatéricos quando comparadas com mulheres inativas e que a prática de exercício é capaz de reduzir estes sintomas. Corroborando com este achado, ao submeter mulheres inativas a um programa de exercício físico durante quatro e oito semanas, Avelar et al., (2012) concluíram que este curto período de exercício físico já é capaz de promover melhoras em sintomas climatéricos.


Os estudos citados acima demonstram a importância da prática dos exercícios físicos nesta importante fase da vida feminina. A redução dos sintomas climatéricos através da prática de exercícios físicos leva a consequente melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das mulheres neste período de transição.


Referências:



Robson Felipe de Queiroz

CREF: 013867-G/DF


Notícias Recentes
Publicações
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page