top of page

Exercício Físico para empresas

A demanda do mercado de trabalho está sempre em mudança constante, mas principalmente a partir da década de 90 essas mudanças atingiram o uso do corpo durante o trabalho. Passamos de um cenário onde o trabalho era muito mais braçal, com grande demanda metabólica, para um quadro onde boa parte dos trabalhadores ficam por muitas horas sentados ou na mesma posição. Somado a isso, os trabalhadores são expostos a cada vez mais estresse, o que faz com que os números de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) sejam cada vez maiores, levando a um consequente aumento de ausências passiveis de atestado.

Visando promover a melhoria deste quadro, muitas empresas optam pela adoção de Programas de Ginástica Laboral (PGL), que demonstram comprovada redução das LERs. Nesse sentindo, um estudo de Laux e colaboradores (2016) investigaram o impacto de um PGL sobre a quantidade de atestados de uma empresa e observaram que houve uma redução de mais de 50% nos afastamentos por atestado médico, o que reduziu significativamente os custos relacionados a afastamento de funcionários. Para os autores, a redução dos atestados médicos reflete o impacto direto do PGL na qualidade de vida dos colaboradores, que por sua vez, influencia na produtividade e bem-estar de toda a empresa. Somado aos benefícios físicos, os PGL também promovem a socialização entre os funcionários tornando o ambiente mais agradável e influenciando os mesmos a adoção de hábitos mais saudáveis como a prática de exercício físico também fora da empresa.

Desta forma, o os PGL podem ser o início de um ciclo saudável, onde os funcionários iniciam na ginástica, sentem-se motivados a buscar outros programas de exercícios físicos externo, o que trará ainda mais benefícios. Os PGLs estes devem ser realizados por profissionais e empresas preocupados com a especificidade da empresa e dos funcionários, e somado aos exercícios também sejam oferecidas avaliações e informações sobre a promoção de saúde a fim de influenciar positivamente ainda mais os funcionários.



Robson Felipe de Queiroz

CREF: 013867-G/DF


Grupo Longevitá - Academia Terapêutica

Notícias Recentes
Publicações
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page