top of page

Exercício físico no equilíbrio e adequação postural

Durante o processo de envelhecimento várias alterações fisiológicas, posturais e cognitivas ocorrem no organismo do indivíduo, reduzindo funções importantes como o tempo de reação, força, flexibilidade e equilíbrio, que prejudicam não só a mobilidade, mas também aumentam o risco de quedas, além da parte psicológica, afetando o convívio social e consequentemente diminuindo a qualidade de vida.


O artigo exposto pela revista Fisioterapia Brasil mostra os benefícios do método pilates (solo) na melhora do equilíbrio e qualidade de vida de idosos sedentários. O estudo realizado com 20 idosos entre 65 a 70 anos demonstraram que os participantes tiveram uma melhora significativa do equilíbrio e, em comparação com outras pesquisas, também houve melhora na estabilidade postural, propriocepção, capacidade funcional, força muscular, agilidade, resistência, diminuição no índice de depressão e desempenho nas atividades da vida diária entre outros.


Referência: KOVALEK DO, GUÉRIOS L. A influência do método Pilates no equilíbrio e qualidade de vida do idoso. Fisioter Bras 2019; V.20; N. 4; P.S15-S21.


Layla Pereira Ceschini

CREFITO: 170217-F



Grupo Longevitá - Academia Terapêutica

Notícias Recentes
Publicações
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page