top of page

Influência do exercício no risco de quedas

Durante o envelhecimento é comum que ocorra uma redução da capacidade funcional, fruto diversas alterações físico-funcionais como redução de massa muscular, força, aptidão cardiorrespiratória e piora do equilíbrio e flexibilidade. Todas estas alterações elevam o risco de queda com o passar dos anos e merecem nossa atenção, visto que, cair é algo altamente perigoso e lesivo para o idoso. Por sua vez, o exercício físico entende-se que o exercício físico é eficiente para redução de quedas, isso porque ele é capaz de melhorar todas as capacidades físicas que são influenciadas pelo envelhecimento.

Logo, surgem as perguntas “todo exercício físico é capaz de reduzir quedas?” e “será que existe uma modalidade que seja mais eficiente para isso?”. Encontramos algumas respostas no estudo de Bento et al., (2010), onde foram revisados os estudos que investigavam a influência do exercício no risco de queda, de forma que foi evidenciado os exercícios físicos feitos de forma regular por, pelo menos, 2 vezes na semana é capaz de reduzir o risco de queda. Outro achado importante é que, a inclusão de treinamento de força e/ou equilíbrio torna o treino mais efetivo. Corroborando com este resultado, o estudo de Nelson et al., (2017) mostrou que o treinamento combinado (aeróbio+força) é mais eficiente que o treinamento somente o treinamento aeróbio.

Desta forma, podemos afirmar que o exercício físico, além de melhorar diversas capacidades físicas, é sim capaz de reduzir o risco de quedas em idosos. No entanto, existem maneiras de tornar o treinamento mais efetivo, como combinar exercícios de equilíbrio, força e aeróbio, o que só pode ser feito de forma adequada por um profissional qualificado.


BENTO, Paulo Cesar Barauce et al. Exercícios físicos e redução de quedas em idosos: uma revisão sistemática. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum, v. 12, n. 6, p. 471-9, 2010.

SOUSA, Nelson et al. Combined exercise is more effective than aerobic exercise in the improvement of fall risk factors: a randomized controlled trial in community-dwelling older men. Clinical rehabilitation, v. 31, n. 4, p. 478-486, 2017.


Robson Felipe de Queiroz

CREF: 013867- DF


Notícias Recentes
Publicações
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page