top of page

Pilates para doentes neurológicos: trabalho multidisciplinar


O método pilates vem sendo cada dia mais difundido entre os diferentes públicos. Tornou-se muito popular por seus benefícios através de exercícios que integram corpo e mente através de estabilização do centro de força, flexibilidade, controle muscular, postura e respiração. Devido sua grande variedade de exercícios e possibilidades, o pilates é utilizado como ferramenta para promoção de saúde e também meio de reabilitação.

Nesse contexto, através de seu potencial clinico o pilates vem sendo aplicado junto às pessoas com doenças neurologicas proporcionando resultados positivos sobre o equilíbrio, mobilidade e força, além de melhora cognitiva e depressão. Garantindo autonomia para as atividades do dia a dia.

Importante ressaltar a necessidade do acompanhamento com profissionais qualificados, proporcionando uma abordagem segura e eficaz. Nessa perspectiva, a avaliação com o médico neurologista, buscando a histórica clinica, exames cardiovasculares e funcionais para identificar as limitações desenvolvidas e funções acometidas se mostra de grande relevância. Trabalhando em conjunto com a abordagem fisioterapêutica no intuito de estabelecer objetivos reais e que possam ser alcançados utilizando o método pilates.


Referência bibliográfica: FIGUEIREDO, M. C.; SOARES, L. M. O método Pilates na promoção de saúde funcional de pessoas acometidas por disfunções neurológicas: uma revisão integrativa. Revista InterScientia, v. 5, n. 2, p. 199-210, 11 dez. 2017.


Kátia Dutra da Silva

Crefito11: 236039-F


Notícias Recentes
Publicações
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page