top of page

Musculação e Densidade Mineral Óssea

Com o processo de envelhecimento, é comum que ocorra a redução da densidade mineral óssea, principalmente em mulheres. A redução da densidade mineral óssea em grande nível, que enfraquece os ossos e eleva o risco de fraturas é chamada de osteoporose. Esse processo pode começar cedo, a partir dos 35 anos e afeta milhões de pessoas no Brasil e ao redor do mundo e tem relação com maiores índices de queda e mortes em idosos.

A perda da força está relacionada com menores índices de densidade mineral óssea, de forma que, aumentar a força muscular é uma maneira eficaz de prevenir ou reduzir a perda óssea comum com o passar dos anos. Majoritariamente, os treinos para aumento de força são com cargas elevadas e poucas repetições, sendo este fato algo que dificulta a sua realização por pessoas com mais velhas. Frente a este cenário, um grupo de pesquisadores americanos investigaram os efeitos do treinamento de força com menor carga e maior número de repetições na densidade mineral óssea em adultos sedentários. Os resultados deste estudo mostraram que 12 semanas de treinamento com baixa carga e mais repetições foram capazes de aumentar a densidade mineral óssea dos participantes do estudo e que este tipo de treinamento é um método eficaz para o aumento e manutenção da densidade mineral óssea.

O treinamento que menor carga e mais repetições de movimento pode ser usado principalmente para pessoas idosas e com dificuldades funcionais, por ser menos extenuante, mais prazeroso e exigir menos das articulações. É de extrema importância que essa relação carga-repetições siga um planejamento realizado por um profissional habilitado para isso, afim de que os objetivos sejam alcançados com máximo de segurança possível para o indivíduo. As intervenções para a melhora de densidade mineral óssea devem ser feitas com base no conhecimento de diversos profissionais da saúde, como Reumatologistas, Fisioterapeutas, Nutricionistas e Profissionais de Educação Física que podem atuar em uma equipe multidisciplinar ou de forma complementar um ao outro.


PETERSEN, Bailey A.; HASTINGS, Bryce; GOTTSCHALL, Jinger S. Low load, high repetition resistance training program increases bone mineral density in untrained adults. The Journal of sports medicine and physical fitness, v. 57, n. 1-2, p. 70-76, 2017.


Robson Felipe de Queiroz

CREF: 013867- DF


[

Notícias Recentes
Publicações
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page