Pilates e a Capacidade Funcional
O pilates é um conjunto de exercícios realizados no solo de forma livre ou com acessórios, e com equipamentos exclusivos para o método que visa, através da respiração, contração muscular, isometria e alongamento, o alinhamento postural e ganho de força, restaurando a saúde e a funcionalidade do corpo.
O artigo de revisão de literatura sobre o método pilates feito pela Revista Saúde e Desenvolvimento humano, apesar de identificar a necessidade de mais evidências científicas acerca dessa modalidade, reúne estudos e resultados que evidenciam os benefícios do pilates em atletas.
Entre os benefícios encontrados como o ganho da flexibilidade que propicia uma melhor mobilização articular, e por consequência funcionalidade do corpo, capacidade muscular das pernas melhorando a altura dos saltos, força, agilidade e equilíbrio na performance geral dos atletas, o pilates é reconhecido como uma alternativa para na prevenção e recuperação de lesões adquiridas pela diminuição do comprimento muscular.
Se para atletas são evidenciados resultados significativos, é fácil concluir o que o método pode trazer de benefícios para as pessoas que buscam uma atividade física simplesmente ou para um indivíduo com alguma patologia ou na reabilitação.
Alguns desses benefícios são:
- Subir e descer escadas com mais facilidade.
- Alcançar objetos em prateleiras mais altas.
- Maior consciência corporal e qualidade no sono.
- Diminuição de quedas pelo ganho de força em membros inferiores (MMII).
- Maior coordenação motora e agilidade na execução de atividades em geral.
Poletto R, Toigo AM, Efeitos da Prática do Método Pilates em Atletas de Diferentes Modalidades; Saúde e Desenvolvimento Humano, Março de 2017.
Layla Pereira Ceschini
CREFITO: 170217-F