Exercício aeróbico e a capacidade funcional
Quem nunca escutou a recomendação: “pratique atividade física”, “faça caminhada no seu dia a dia” ou “caminhar faz bem para saúde”. Mas o que de fato acontece para que os exercícios aeróbios (caminhada, corrida, bicicleta, elíptico), levem benefícios para seus praticantes?
O American College Sports and Medicine, em seu livro Guidelines for Exercise Testing and Prescription, aborda o tema de benefícios da atividade física e exercício físico para a população geral. Nessa publicação observamos que os benefícios do exercício aeróbio ocorrem devido a melhora do sistema cardiovascular e cardiopulmonar, aumentando a nossa capacidade funcional e melhorando nosso metabolismo. Dentre as melhoras metabólicos, podemos observar:
- Melhora na função respiratória muscular e pulmonar, tanto em exercício, quanto em repouso;
- Diminuição da frequência cardíaca e pressão arterial em repouso;
- Reduz o risco de doenças cardíacas e metabólicas (alterações nos níveis de colesterol, Diabetes mellitus tipo 2, obesidade e inflamações).
Além da prevenção de doenças, o aumento da capacidade aeróbia tem uma relação inversa com a mortalidade por doenças cardiovasculares.
Sabendo das diversas formas possíveis de se realizar os exercícios aeróbios, destacamos a importância dessa atividade ser prescrita e do acompanhamento de um profissional de Educação Física antecedendo a prática.
Referência: American College of Sports Medicine,, Riebe, D., Ehrman, J. K., Liguori, G., & Magal, M. (2018). ACSM's guidelines for exercise testing and prescription (Tenth edition.). Philadelphia: Wolters Kluwer
Comentário: Victor Mielli de Castro
CREF: 13914-G/DF